Siga-nos
As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.
Bernard Shaw
O limite real de um homem termina quando começa a sua imaginação.
Anônimo
Criar é dar forma ao próprio destino.
Albert Camus
O sucesso nunca é garantido, mas o fracasso nunca é definitivo.
Robert Schuller
A imaginação é mais importante que o conhecimento.
Albert Einstein
O melhor lugar para ter sucesso é onde você está, com aquilo que você tem.
Charles Schwab
De todos os julgamentos, o mais importante é o que fazemos sobre nós mesmos.
Nathaniel Branden
Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se: um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.
Luís Fernando Veríssimo
 
 


Parceiros

Equipe


.Carlos Roberto Ernesto da Silva - Sócio e Diretor Executivo


Mestre em Administração pela Universidade de Brasília/École dês Hautes Études Comercieles-Université de Montreal–Canadá (2007). Pós-graduado em Recursos Humanos, pela FIA/USP-SP (2000) e em Psicanálise pela Universidade Federal da Paraíba (1993). Certificado como Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo CFP/CRP-13. Graduado em Psicologia (UEPB, 1991). Licenciado em Matemática (URNe, 1979). Certificado em Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e em Executive Coach and Integrated Coaching pelo Integrated Coaching Institute (ICI). Professor do Departamento de Administração da Faculdade Maurício de Nassau, em J.Pessoa-PB. Professor em cursos de Pós-graduação em diversas instituições de ensino superior. Tutor em cursos de graduação a distância da UAB/UFPB Virtual. Consultor e instrutor credenciado pelo SEBRAE. Professor da Universidade Católica de Brasília, no ano de 2002. Professor convidado da Fundação Instituto de Administração- FIA/USP, em 2005. Psicólogo Selecionador, Orientador Profissional e Educador da Universidade Corporativa Banco do Brasil, de 1993 a 2008. Gerente Geral de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil, na Paraíba, no período de 2006 a 2008. Membro do Conselho Regional de Psicologia – PB. Membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH-PB. Membro da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais – ABOP – SP. Sócio e Diretor Executivo da empresa, Carlos Ernesto Educação e Desenvolvimento Empresarial Ltda.

Allana Villarim - Consultora Associada


Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, pós-graduanda em Consultoria Organizacional pelo IESP.  Trabalhou por quatro anos em projetos de tecnologia e inovação no SEBRAE/PB onde pode aplicar ferramentas de gerenciamento de equipes e resultados e processos de mudanças organizacionais. Destaca-se como profissional pelas habilidades de liderança, formação de network, capacidade de análise, organização, planejamento, adaptação e produtividade. Atua como professora  nas áreas da administração de empresas (recursos humanos, sistemas e métodos, marketing, empreendedorismo e áreas afins) e facilitadora e palestrante nas áreas de atendimento ao cliente, técnicas de vendas, comunicação organizacional e relações humanas no trabalho.  

Caroline Bastos Coelho - Consultora Associada


Graduação em Estatística (ESEB – 2008); MBA Gestão de Produção/ Logística Empresarial (Faculdade Ruy Barbosa – 2011) e MBA Formação de Consultor
Organizacional (Faculdades Santo Antonio – 2016). Experiência na área Comercial e Operacional com atuação por 10 anos em Companhias de Eletricidade: COELBA e ENERGISA. Atualmente desenvolvendo consultorias para empresas varejistas, do comercio e da construção civil, levando soluções para as áreas de administração, finanças e econômica.

Creso Rocha Junior - Consultor Associado


Formado em Administração com Pós Graduação em Docência do Ensino Superior e MBA em Finanças pelo IBMEC/RJ, certificado pela Anbima CPA-20, qualificado na área financeira, tanto empresarial quanto em mercado de capitais, com experiência comprovada em instituições financeiras e na gestão de empresas de pequeno e médio porte além de larga experiência em sala de aula ministrando cursos de Mercado Financeiro, Matemática Financeira e em Pós Graduações. Funcionário do Banco do Brasil S/A.

Dário Alves da Silva Júnior - Consultor Associado


Formado em Engenharia Elétrica pela UFCG (1992). MBA em Finanças pelo IBMEC (2008). MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2005); Especialização em Redes de Computadores (2000) e Qualidade Total (1997) pela UFPB. Consultor de Estratégias Empresariais do Programa SEBRAE Mais. Consultor especializado em Plano de Negócios do SEBRAE-PB. Experiência de 15 anos como executivo de negócios na OI/Telemar.

David Montenegro - Consultor Associado


Administrador de Empresas pela UFSE. Doutorando em Gestão Empresarial pela Universidade Lusíadas de Portugal. MBA em Marketing pela FGV/RJ. 15 anos de experiência nas áreas comercial e de marketing, em cargos de execução, planejamento e gestão. Ex-Executivo de Vendas da Xerox do Brasil. Ganhador do premio “Campeão de Vendas Brasil”; Indústria São Braz, onde foi responsável pelo planejamento e criação do Departamento de Marketing, desenvolvimento de produtos, ações de merchandising, promoção de vendas, gestão estratégica; e gestão de equipes. Consultor de Empresas com foco em Planejamento de Marketing e Vendas. Experiência como Professor de graduação dos cursos de Marketing e Administração da Escola Superior de Marketing. Formador de Executivos e Gestores em diversos cursos.

Fernando Leal - Consultor Associado


Licenciado em Matemática (UFBA, 1972); Economista (UFPB, 1981); Pedagogo (UFPB, 1987); Especialista em Capacitação de Consultores em T & D (UNIPAZ/UFCE, 1994); Mestre em Educação (UFPB, 2009); Aperfeiçoamento em Gestão de Pessoas (FIA, 2009); Professor de Metodologia do Ensino Superior/Didática Aplicada ao Ensino Superior em diversas instituições do ensino do Nordeste; Ex-gerente de Educação Empreendedora do Sebrae, órgão no qual atuou, por quase 30 anos; Atuou no Sistema Sebrae, ministrando cursos de Formação de Instrutores, Chefia e Liderança, Atendimento ao Cliente, além de ministrar inúmeras palestras nas áreas de Empreendedorismo e Competência.

José Arimatéa Soares de Oliveira - Consultor Associado


Graduado em Administração de Empresas (AEUDF, 1982) e em Ciências Contábeis (UNEB, 1995). Pós-graduado em Administração Financeira (ICAT-AEUDF, 1986) e em Metodologia do Ensino Superior (Copex-UNEB, 1998). Especialização em Consutloria Empresarial (SUDENE/SEBRAE, 1984). Formação em Quality Management Courses (George Washington University - Washington – USA, 1994) e em Lead Assessor: auditor de qualidade (P-E- BA-TA-LAS – INGLATERRA,1992). Professor da UNEB desde 1987, lecionando as discicplinas, Administração da Produção, Administração Financeira, Contabilidade de Custos e Teoria Contábil.  Chefe de Departamento de Administração da UNEB, em 1992. Professor de Administração, Contabilidade e de Ética Geral e Profissional (Faculdade Projeção, 2002). Professor de Administração da Produção (AEUDF,1987 a 1991). Atuação como consultor empresarial nas áreas administrativas e financeiras, em diversas instituições, órgãos públicos e empresas privadas, inclusive em empresas de pequeno e médio porte. Atuação como coordenador do Programa Sebrae da Qualidade Total para Micro e Pequenas Empresas. Desenvolvimento da metodologia do Programa Sebrae da Qualidade Total. Atuação como consultor, instrutor e multiplicador credenciado pelo Sebrae, em diversas áreas, inclusive atuando com treinamento e desenvolvimento gerencial e metodologia ISO 9000 do Sebrae, com atuação no Brasil e em diversos países da América Latina. Co-autor de várias publicações vinculadas ao Programa Sebrae da Qualidade Total para Micro e Pequenas Empresas. Experiência como gerente admistrativo e financeiro em diversas empresas privadas de pequeno e médio porte. Palestrante nas áreas de planejamento estratégico, planejamaento financeiro, qualidade total, finanças pessoais, plano de negócio e micro empresário individual (MEI), com atuação no Brasil, Uruguai e Equador. Sócio e Diretor da Consciente, Consultoria, Contabilidade e Treinamento, sediada em Brasília. Presidente da AFSEBRAE – Associação dos Funcionários do Sebrae.

Karlla Pollyanna Ernesto Oliveira - Sócia e Diretora Administrativa


Administradora (UFCG, 2005); Gerente Administrativa da Pousada Rural Sítio Sabiá (2003-2004); Supervisora do Planejamento e Controle da Produção da Empresa Felinto Embalagens Flexíveis(2004); Coordenadora do Projeto de Inovação da Biblioteca e Setor Gráfico do Colégio das DAMAS – CG (2007-2009).

Lúcio Mariano Albuquerque Melo - Consultor Associado


Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba, pós-graduado em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal da Paraíba e MBA em Consultoria Organizacional pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba– IESP. Aposentado pela TELEMAR/Oi, onde exerceu cargo de chefia na área organizacional. É professor titular no curso de administração do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ e da Pós-Graduação da mesma instituição. Há doze anostrabalha como Consultor de Empresas com foco na área de estrutura organizacional, racionalização de processos e modernização administrativa. Atualmente presidente da Academia Paraibana de Ciência da Administração - APCA.

Maria de Fátima Telino de Meneses - Consultora Associada


Engenheira Civil (UFPB, 1977); MBA em Gestão Estratégica e Finanças Corporativas (FGV, 2002); Mestre em Administração (UFPB, 2006); Aperfeiçoamento em Administração Pública (ECOSIL – TCE PB, 2008); Auditora do Banco do Brasil (1997 a 2004). Educadora da Universidade Corporativa do Banco do Brasil (1994 a 2004). Atualmente, exerce a função de Diretora da Escola do Legislativo da CMJP; atua como Consultora na área de Administração e como instrutora e palestrante credenciada pelo Sebrae-PB.

Maria do Carmo Tenório Nascimento Neves - Consultora Associada


Graduada em Psicóloga pela UnB. Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela USP; atuou como coordenadora de projetos na Diretoria de Estratégia e Organização do Banco do Brasil (2003 a 2007). Professora do curso MBA Gestão de Projetos na UPIS. Coordenou a criação e gerenciou o canal de comunicação com os funcionários do Banco do Brasil. Tutora de curso a distância, na ENAP (Fundamentos do Gerenciamento de Projetos e Análise e Melhoria de Processos). Consultora empresarial e Instrutora credenciada junto ao SEBRAE, nas áreas de Qualidade e Produtividade, Marketing e Vendas e Recursos Humanos.

Maria Marta Araújo Leal de Oliveira - Consultora Associada


Mestre em Engenharia de Produção (UFPB/2009). MBA em Administração e Marketing (UFPB/2005), Graduação em TURISMO pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (2003). Professora dos cursos de Pós-Graduação na Faculdade Integrada de Patos e Estratego. Professora titular da Faculdade Mauricio de Nassau e da ENSINE. Foi professora titular até o ano de 2005 da Faculdade/ASPER II. Consultora Organizacional e Palestrante. 

Monalisa Vasconcelos Ernesto Silva - Consultora Associada


Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Pós-graduada em Consultoria Organizacional, através do MBA em Formação de Consultores Organizacionais (FAISA, 2016).Graduada em Psicologia, Habilitação em Formação de Psicólogo e Licenciatura Plena, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho (UEPB, 2010). Graduada em Administração (UEPB, 2010). Certificada em Professional & Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (2016). Certificação Internacional em Coaching (European Coaching Association & Global Coaching Community). Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, ministrando disciplinas nos cursos de Psicologia e de Administração, em Campina Grande/PB (2015-2017). Psicóloga Organizacional concursada, lotada no Campus IV da UEPB, no período de 2012 a 2014. Atua como Coach de Alta Performance e Consultora Empresarial, com enfoque na Consultoria Estratégica de Pessoas e Desenvolvimento de equipes.

Patrícia Mônica Aleixo Barros - Consultora Associada


Psicopedagoga; graduada em Licenciatura Plena em História pelo Centro de Ensino Superior de Arcoverde-PE, com especialização em Psicopedagogia pela Fundação Francisco Mascarenhas. Atua como Psicopedagoga Educacional na Prefeitura Municipal de Monteiro, função na qual tem experiência em atendimento individualizado ou a grupos com necessidades especiais. Também possui experiência como multiplicadora da Metodologia Telessalas e como instrutora dos cursos Aprender a Empreender e Juntos Somos Fortes, oferecidos pelo Sebrae/PB. Foi tutora do Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Pró-Letramento – nas áreas da Alfabetização e Linguagem, bem como do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, ambos na cidade de Monteiro-PB.

Rafael Favil - Consultor Associado


Ebusiness and Executive Coaching e Professional and Self Coaching certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching.MBA em Gestão de Projetos (Senai/SC). Especialista em Gestão de Recursos Humanos (UEL).Graduado em Relações Públicas (UEL) e Teologia pela UNIFIL (Londrina).  É Consultor Autorizado do Inventário Vocacional / Ocupacional CareerDirect® Global Edition,Personality® I.D. e Consultor Autorizado DISC ETALENT®. Possui Formação Técnica em Teatro. Atuou como Professor de Graduação e Pós-graduação em disciplinas de Gestão no Grupo Educacional Kroton. Profissional com mais de 15 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos de médias e grandes empresas no estado do Paraná. Atua como Consultor Independente de Gestão de Pessoas em Pequenas e Médias empresas alcançando êxito no alinhamento das Pessoas às estratégias organizacionais.

Robson de Nazareno - Consultor Associado


Graduado em Direito, pós-graduação em Marketing, Economia Internacional, Direito Comercial, Practitioner em Programação Neurolinguística, COach, Psicanalista Clínico e Organizacional, Hipnólogo, Conferencista, Educador em treinamentos presenciais a distância, Consultor de Empresas em Gestão Empresarial e Comportamental, compondo o corpo de instrutores do SEBRAE em cursos de Liderança, Empreendedorismo, Marketing e Vendas, inclusive para elaboração de conteúdo didático; tutor no Curso D-OLHO na Qualidade pela Internet.

Sérgio Ricardo Vasconcelos Santos - Consultor Associado


Psicólogo, Mestre em Administração de Empresas ,com Pós Graduação pela UFRJ em Docência do Ensino Superior. MBA pela Fundação Getúlio Vargas FGV em Gestão Empresarial. Professor Universitário Coordenador de curso de Gestão Empreendedora e PME,Consultor e Palestrante. Executivo com mais de 23 anos de experiência. Carreira desenvolvida em Multinacionais como: Claro Nordeste, TIM Nordeste e Xerox do Brasil, com ênfase nas áreas comercial/vendas nos segmentos de tecnologia e Telecomunicações. CEO Vender soluções em vendas atualmente Gerente Regional de Vendas Unimed Confederação Norte-Nordeste.

Valéria Rocha Cavalcanti - Consultora Associada


Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFPB/2011). Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFPB (2001) e em Serviços de Saúde Púbica (CBPEX/2005). Credenciada pelo SEBRAE em Instrutoria e Consultoria na área de Gestão e Qualidade e Segurança Alimentar, Consultora do Programa Alimento Seguro - PAS (Seguimentos Distribuição, Indústria e Mel). Professora da UNIPB/FPB na disciplina Higiene e Segurança Alimentar no Curso Técnico em Gastronomia. Já atuou como Coordenadora da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental do Municipio de Pilar. Coordenadora da Vigilância Sanitária e Zoonoses do Município de Bayeux e Sapé – PB. Prestou Consultoria em Controle e Segurança Alimentar para as lojas de alimentação do Manaira Shopping (João Pessoa - PB).

Wendell Rodrigues - Consultor Associado


Repórter e apresentador da TV Correio (afiliada da Rede Record na Paraíba). Graduado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, com Pós-graduação em Jornalismo Cultural.  Trabalhou nas principais emissoras de rádio e TV das cidades de Recife e João Pessoa, tendo exercido as funções de Produtor, Editor, Repórter e Apresentador. Vencedor de vários Prêmios estaduais, regionais e nacionais. É o jornalista mais premiado da Paraíba. Em 2004, foi o ganhador do Prêmio AETC-JP de Jornalismo (considerado o Oscar da imprensa paraibana). Em 2005, 2007 e 2009, conquistou o 1˚ Lugar Nacional do Prêmio BNB de Jornalismo. Em maio de 2006, recebeu o Título de Cidadão Paraibano, pelos prêmios conquistados e pela qualidade das matérias realizadas. Naquele mesmo ano, foi congratulado com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. Em 2007, foi o vencedor do Prêmio Nacional de jornalismo, promovido pelo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. No mesmo ano, foi homenageado com o título ‘Jornalista Defensor da Natureza’. Em 2009, foi um dos vencedores do Prêmio Nacional Abracopel de Jornalismo, tendo, também, sido vice-campeão do Prêmio Nacional Abraciclo de Jornalismo. É autor de mais de 2.000 reportagens veiculadas em TV´s da Paraíba; algumas de repercussão nacional. É, também, Chefe de Comunicação do Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC no estado.

Willian Magalhães - Consultor Associado


Graduado em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing. Pós-Graduado em Gestão Empresarial e em Marketing e Comunicação. Consultor empresarial, Instrutor, Palestrante. Certificado em Personal & Professional  Coach pela  Sociedade Brasileira de Coaching. Formação Internacional em Liderança Comportamental pelo ACT Institute. Master Practitioner em PNLingüística. Trainer Training em PNL. Membro da  Sociedade Brasileira de PNL. Examinador do prêmio de competitividade para Micros e Pequenas Empresas. Vivência prática em empreendimentos empresariais nas áreas de varejo e prestação de serviços. Vivência prática como gerente em empresas de médio porte.

Wladimir Rocha Cavalcanti - Consultor Associado


Mestre em Administração pela  FURB/ Blumenau, Especialista em Gestão Escolar pela FACETEN/RR (2004), possui graduaçao em DIREITO pela Universidade Federal de Roraima (2005) e graduação em ADMINSTRAÇÃO pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Atualmente é professor/Tutror da UFRPE, Assessor Técnico do Governo do Estado de Rorâima, cargo comissionado - Secretaria de Estado do Bem Estar Social, Professor desde 2003, Instrutor e Consultor do SEBRAE RR. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, propaganda, conhecimento, aprendizagem, conhecimento, inovação, empreendedorismo, gestão, intercambio, interação, aprendizagem, trabalho de conclusão de curso e projeto pedagógico do curso.


Ernesto & Associados © 2018 Rua Manoel Medeiros Guedes, 12, Empresarial Shekinah, 2o andar, sala 201 - Manaíra
CEP.58038-360 - João Pessoa - PB / Fones: (83) 3225.8827 - (83) 98600.5555 - 99356.9303